Ricardo Porém ganha vantagem em duelo renhido com João Ramos

A Baja TT de Idanha-a-Nova marcou o regresso à competição que está ao rubro. Cumpridos os primeiros quilómetros após a pausa de verão, Ricardo Porém e João Ramos protagonizam um duelo intenso. Com as duas passagens no prólogo realizadas, o piloto da Ford Ranger lidera, mas com apenas 1,54 segundos de vantagem sobre o rival da Toyota Hilux. Em terceiro surge o vencedor da Baja TT do Pinhal, Alejandro Martins, mas a mais de 20 segundos.

O primeiro dia da Baja TT de Idanha-a-Nova começou da melhor maneira com vários motivos de interesse na competição reservada aos automóveis. Entre os que lutam pelos primeiros postos do campeonato, Ricardo Porém tem um ligeiro ascendente sobre João Ramos, mas os dois deixam antever uma etapa extremamente disputada e emotiva durante o dia de amanhã.

Para o líder do campeonato, os objectivos para hoje foram cumpridos. “Foi bom. Foi de acordo com o que me tinha proposto. Eu queria ganhar o prólogo. Todos os pontos são importantes. O campeonato é super renhido. Amanhã vamos na frente, numa corrida que tem pó como esta, isso é importante. Portanto, estou bastante satisfeito”, afirmou Ricardo Porém.

João Ramos também chegou ao controlo final satisfeito com a sua prestação e enaltece o equilíbrio evidenciado pelos dois mais rápidos. “Quero lutar pela vitória. O prólogo correu muito bem. A diferença nesta segunda passagem entre mim e o Ricardo foi de duas décimas de segundo. Estamos picadíssimos. Basta um deslize numa curva para se perder essa diferença. Estamos os dois muito bem. Dá para perceber que para amanhã a luta vai ser comigo e com ele”, explicou.

Um pouco à distância, mas à procura de qualquer oportunidade para superar os adversários que seguem na sua frente, Alejandro Martins transpira confiança. “O objectivo é ficar no pódio. Se puder ganhar a corrida é o que vou fazer. Relativamente aos 21 segundos de atraso, hoje fizemos 12 quilómetros. Amanhã vamos fazer 350 km, portanto há muito tempo para os ganhar. Estou confiante”, esclareceu.

Na categoria T2, César Sequeira e Rui Sousa, ambos em Isuzu, também estão muito perto um do outro. No final do dia, o portalegrense comanda, mas sem grande margem. Logo a seguir está o seu adversário. Os dois têm apenas 2,69 segundos a separá-los. Para o T8, Hugo Raposo é o primeiro classificado com o Nissan Pathfinder, mas Filipe Nascimento, em Toyota, está a menos de dez segundos do líder.

A Baja TT de Idanha-a-Nova conta, também, para o Desafio Mazda, competição liderada por Pedro Dias da Silva. O piloto do Proto foi o mais rápido de entre os concorrentes com viaturas da marca japonesa e ainda fechou no sétimo posto da geral atrás de Alexandre Franco, que é quarto, de Paulo Rui Ferreira, quinto, e de Nuno Madeira, que está em sexto.

Amanhã, o dia de competição na Baja TT de Idanha-a-Nova começa bem cedo. É logo às oito horas que o primeiro concorrente deixa o parque fechado. Pela frente, os participantes vão enfrentar dois sectores selectivos num total de 330,65 quilómetros. O vencedor deverá ser conhecido pouco depois das 17 horas.