Pedro Dias da Silva vence em Fronteira e confirma conquista do título no Desafio Total Mazda

Terminou ao início da tarde deste solarengo Domingo de Outono a edição de 2017 das 24 Horas TT Vila de Fronteira, derradeira prova da temporada para os concorrentes ao Desafio Total Mazda. Esta 20ª edição da prova levada a cabo pelo Automóvel do Club de Portugal voltou, como vem sendo hábito, a ser o palco da festa para os pilotos da competição organizada pela Mazda Motor de Portugal e pela Total, tendo sido já na vila alentejana que se ficou a conhecer o “campeão” de 2017.

Pedro Dias da Silva, que se apresentou em Fronteira fazendo equipa, com José Janela, Vitor Jesus e Pedro Clarimundo e José Oliveira venceu este derradeiro embate do ano e, assim, confirmou a conquista do Desafio, sendo que, com a ausência de Bruno Rodrigues, confirmada na noite de sexta-feira, já sabia que este primeiro título no Desafio não lhe podia escapar. A verdade é que o piloto nabantino não deixou de apostar num bom resultado aqui em Fronteira e acabou por assegurar o melhor prémio graças a “uma preparação imaculada do carro que esteve impecável ao longo de toda a corrida. Preparámo-nos com afinco e, na verdade, salvo um ou outro percalço, tivemos uma corrida calma em que nos foi permitido gerir o esforço e terminar em festa.”

No final de um ano pleno de sucessos, Pedro Dias da Silva afirmava que “estamos de parabéns, acima de tudo pela forma como preparámos a época e cada um dos eventos. Foi, sem dúvida alguma, um ano excelente em que apostámos forte, mas colhemos os melhores resultados. Independentemente de um outro momento menos positivo, o resultado global foi fantástico, não apenas pelos resultados obtidos no Desafio, mas também pelo que conseguimos demonstrar por várias vezes em termos de lugares à geral.”

Segundo classificado em Fronteira, Pedro Salgueiro garantiu paralelamente igual posição ao cabo das 5 provas do Desafio Total Mazda 2017. Desta feita, tendo como companheiros de equipa, Floriano Roxo, Vítor Carvalho, Pedro Mateus e Nuno Neves, Pedro Salgueiro não teve uma jornada fácil, mas com o objectivo de terminar a prova sempre bem presente a equipa conseguiu manter o Mazda Proto em prova... “o arranque da prova foi muito complicado e fomos forçados a fazer uma série de paragens não programadas. Perdemos muito tempo logo no primeiro terço da prova e as coisas só começaram a rolar sem percalços já depois de cair a noite. Seja como for, o resultado final satisfaz os nosso objectivos. Este segundo lugar em Fronteira resulta em igual posição no Desafio e isso é muito importante para nós. Foi um bom fim-de-semana e um ano muito satisfatório.”

Cumprida a 10ª presença do Desafio Total Mazda nas 24 Horas TT Vila de Fronteira é tempo de começar a preparar mais uma época, na qual voltaremos a ter, a competição que envolve os Mazda Proto como grande animadora do Nacional de Todo-o-Terreno. Sendo certo que o Desafio volta “à estrada” em 2018, está agendada para durante o mês de Janeiro a entrega de prémios da época que agora finda e consequente apresentação dos detalhes referentes à próxima temporada.

Classificação do Desafio Total Mazda (2017)

Pilotos:
1º Pedro Dias da Silva, 127 pontos (Campeão)
2º Pedro Salgueiro, 60 pontos
3º Bruno Rodrigues, 56
4º Nuno Tordo, 18 pontos
Bruno Oliveira, 18 pontos
Francisco Gil, 18 pontos
7º Floriano Roxo, 10 pontos

Navegadores:
1ºJosé Janela, 87 pontos (Campeão)
2º Ricardo Claro, 56 pontos
3º Luís Ribeiro, 24 Pontos
4º António Serrão, 18 pontos
Paulo Marques, 18 pontos
Filipe Rasteiro, 18 pontos
6º Nuno Roxo, 10 pontos