Desafio Total Mazda com tudo por decidir na prova rainha do TT Nacional

Está ao rubro a edição de 2016 do Desafio Total Mazda e este fim-de-semana tem lugar mais uma “batalha”, a quarta deste ano, para a qual se antevê uma grande dose de animação, num palco absolutamente incontornável para o Todo-o-Terreno Nacional, a Baja 500 Portalegre. Com 13 equipas inscritas, o Desafio Total Mazda será certamente um dos grandes focos de atenção na prova levada a cabo pelo Automóvel Club de Portugal, esperando animadas disputas pelos melhores lugares no Desafio, mas também – e na sequencia do que aconteceu nas anteriores rondas da competição – relevantes exibições de olhos postos na classificação geral do evento.

Das 13 formações que marcam presença em Portalegre, os holofotes estão colocados num leque de pilotos relativamente vasto. A verdade é que, ao cabo de três provas, nenhum piloto está em condições de sair de Portalegre vitorioso, mas também não há, matematicamente falando, qualquer formação impossibilitada de chegar ao título.

No topo da lista, com 42 pontos, Etelvino Carvalho é o melhor colocado, com um avanço de 9 pontos para Francisco Gil e Tiago Avelar, que dividem entre si a segunda posição. Logo atrás e com muita vontade de não facilitar a vida aos três da frente, João Pedro Pais, 28 pontos, João Rato, Pedro Oliveira e Pedro Dias da Silva, os três com 25, podem dar que falar na ronda Alto Alentejo.

À procura de “um lugar á sombra”, Floriano Roxo, tem “à perna” Rui Lopes e Jorge Cardoso, já que entre os três há um fosso de apenas três pontos. A fechar a lista dos classificados no Desafio Total Mazda 2016 estão Pedro Salgueiro e Bruno Rodrigues. A estes junta-se Bruno Oliveira a quem apenas a vitória interessa nas restantes jornadas do Desafio.

Todas as contas são possíveis e todos os cenários realistas, sendo certo que o troféu final só será entregue na última jornada, em Fronteira, onde estão em jogo nada mais nada menos que 50 pontos...

Outro facto inabalável é que será em Portalegre que ficará entregue o título de Navegadores e neste particular, apesar de haver menos candidatos, a lista de elegíveis conta com nove nomes: João Penedo, Filipe Rasteiro, Silva Santos, Pedro Marcão, Vítor Hugo, Ricardo Oliveira, José Janela, Nuno Roxo e Luís Ferreira. De fora de possíveis candidatos à vitória entre os homens que ocupam o banco do lado direito estão Joaquim Norte, Gonçalo Pires e Jorge Claro.

Esta 30ª Edição da Baja 500 Portalegre vai para a estrada já esta sexta-feira, dia em que se disputa a primeira especial (5,62 Km desenhados nos terrenos anexos à Praça de Touros de Portalegre), a partir das 10h30. Ainda neste primeiro dia terá lugar uma segunda especial, de 83,15 Km, a disputar a partir das 15h10 e que levará as equipas de Ponte de Sôr a Portalegre. Pelas 7h10 de Sábado arranca a terceira especial - 220,52 Km que ligam Alter do Chão a Portalegre, passando por Fronteira e Sousel. O quarto derradeiro sector competitivo (198,11 Km) tem lugar a partir das 13h30 e levará os concorrentes a norte de Portalegre num percurso desenhado a partir do Crato, passando por Gavião e Ponte de Sor, com regresso previsto a Portalegre para o primeiro concorrente para as 15h45.