Baja do Pinhal é a próxima prova do Nacional de Todo-o-terreno

A Escuderia Castelo Branco e os municípios de Sertã, Proença-a-Nova e Vila de Rei uniram esforços para criar uma prova única e totalmente nova no panorama do Todo-o-Terreno de competição no panorama português, a Baja TT do Pinhal. Entre os próximos dias 17 e 18 de Junho, a região do Pinhal Interior vai ser a capital da modalidade em Portugal. Os melhores vão discutir, por pistas inéditas, a vitória na prova pontuável para os principais campeonatos nacionais.

A Baja TT do Pinhal apresenta à elite do TT nacional, desde os carros às motas não esquecendo os quads e os UTV-Buggy um desafio exigente cheio de pistas variadas, com zonas mais técnicas e outras mais rolantes, e que exigem o máximo de pilotos e máquinas. Para os automóveis, a Escuderia Castelo Branco desenhou um percurso com 285 quilómetros ao longo de dois dias, enquanto nas motos, quads e UTV-Buggy, a distância a percorrer será de 220 km.

Monotonia é algo que não encontrarão na Baja TT do Pinhal. Não só porque a discussão pelos melhores lugares entre os concorrentes será, por certo, levada ao limite, como as paisagens, à semelhança das pistas, são bastante diferentes. Haverá zonas bem no alto das serras, muitas pontuadas pelos inúmeros parques eólicos da região, e outras como a que passa junto ao Zêzere.

Uma das grandes novidades é o estabelecimento do centro nevrálgico na Sertã. Em 2016, esta localidade beirã é a capital do Todo-o-Terreno durante dois dias. É na vila portuguesa que se são criados os parques fechado e de assistência. Aliás, a organização teve a preocupação de os estabelecer bem no centro da localidade. A Sertã também vai ser palco para a partida e a chegada do prólogo, enquanto os sectores selectivos, têm início e terminam bem perto da área urbana.

No Centro mais central de Portugal

A acção começa logo na sexta-feira, dia 17, com o prólogo. Para além disso, as motos, os quads e os UTV-Buggy fazem, ainda, 43 quilómetros de sector selectivo entre Sertã e Moitas de Proença. No sábado, Todos têm os sectores mais longos pela frente. Os vencedores serão conhecidos já ao final da tarde, depois de embates emotivos nas pistas serranas de concelhos como os de Oleiros, Proença-a-Nova e Vila de Rei. Neste último, há o particular de os concorrentes passarem junto ao centro geodésico de Portugal.

Em suma, está tudo pronto para mais um grande evento com o cunho da Escuderia Castelo Branco e a contributo ímpar de todos os parceiros que se associam às organizações do clube albicastrense. A competição terá início com o prólogo das motos, quads e UTV-Buggy logo a partir das 14h30 de sexta-feira. Os carros entram em pista logo a seguir. No sábado, as três primeiras categorias arrancam a partir das oito horas, enquanto os automóveis o fazem apenas a partir das 10h30.

A cerimónia da festa está marcada para a Alameda da Carvalha, bem no centro da Sertã, a partir das 17h30.