Nuno Matos defende liderança em Idanha: “O campeonato está ao rubro”

Depois de uma longa pausa competitiva, o Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno regressa na próxima semana com a Baja de Idanha-a-Nova. Nuno Matos e Filipe Serra partem para a prova da Escuderia como líderes do campeonato, podendo “fechar” já as contas a seu favor mas sabendo que, aconteça o que acontecer, estarão em posição de discutir o título em Portalegre.

A época do CNTT entra no seu último terço com Nuno Matos em excelente momento de forma, depois de duas vitórias e mais dois segundos lugares em quatro provas. O piloto do Opel Mokka Proto tem nove pontos de vantagem sobre o segundo classificado e sabe que vai disputar um primeiro ‘match point’ em Idanha-a-Nova.

“Na prática, somos a única equipa que pode chegar ao título já em Idanha”, analisou Nuno Matos. “Isso não quer dizer que sejamos favoritos à vitória até porque, apesar de ter sido em Idanha que conquistámos a nossa primeira vitória absoluta, é uma prova que tradicionalmente não nos é muito favorável e onde nos últimos anos temos tido maiores dificuldades. Também por isso, aproveitámos este longo interregno para fazer uma profunda revisão ao nosso Opel Mokka Proto para que tudo esteja a 100% do primeiro ao último quilómetro. Tive oportunidade de voltar a testar nos últimos dias e estou muito confiante. Fizemos mais algumas pequenas evoluções e estou satisfeito com o resultado. Acredito que chegaremos a Idanha num bom nível competitivo.”

Depois dos brilhantes triunfos na Baja Reguengos de Monsaraz e na última prova do campeonato, a Baja do Pinhal, Nuno Matos sublinha que “felizmente o campeonato está ao rubro e nós, tal como aconteceu o ano passado, estamos novamente na discussão. Seja como for, a pressão não está do nosso lado, são os nossos adversários que terão de assumir essa responsabilidade porque nós, independentemente do que acontecer, estaremos na discussão pelo título na Baja de Portalegre. Ainda assim, vamos como sempre tentar encontrar um ritmo forte e entrar na luta pela vitória”, concluiu o líder do CNTT, que em caso de vitória garante o desejado título absoluto.

Sob organização da Escuderia Castelo Branco, a Baja de Idanha-a-Nova viu a sua quilometragem aumentada para este ano. Começando na próxima sexta-feira (dia 9), com duas passagens por um Prólogo de 6,8 kms, a prova terá no sábado (dia 10) dois Setores Seletivos, respetivamente com 142 e 194 kms de extensão.