OITO MAZDA PROTO NA CAPITAL DOS VINHOS

Baja TT Reguengos de Monsaraz / Capital dos Vinhos de Portugal. É esta a longa denominação da próxima prova do Desafio Total/Mazda 2018, que se disputa já neste fim-de-semana naquela região alentejana, palco de tantas batalhas das mais conceituadas provas de todo-o-terreno nacionais. Será a 3ª jornada da presente temporada do Desafio, pelo que no seu final atingir-se-á a primeira metade dos pontos a distribuir em 2018.

Neste particular, a vantagem pontual vai, nesta altura, para a dupla Jorge Cardoso/Joaquim Norte, que nesta prova terão o nº 526 nas portas do seu Mazda Proto. Eles somam 36 pontos fruto dos dois 2ºs lugares alcançados nas duas primeiras provas do ano, a Baja TT do Pinhal e a Baja de Loulé. Seguem-lhes no encalço, com apenas menos 5 pontos, Pedro Dias da Silva/José Janela (nº 508), vencedores da prova algarvia. À espreita de nova vitória está outra dupla, Francisco Gil/Filipe Rasteiro (nº 512), vencedora no Pinhal. Somam 26 pontos, mais 9 do que Bruno Rodrigues/Ricardo Claro (nº 516), eles que foram 3ºs na jornada algarvia.

A completar o lote de oito Mazda Proto – viaturas de todo-o-terreno com silhueta do SUV CX-5 – inscritos na prova da Sociedade Artística Reguenguense estão outras formações: Bruno Oliveira/Paulo Marques (nº 523), Floriano Roxo/Pedro Carrapiço (nº 592) e Filipe Videira/André Coimbra (nº 599). Estreantes no Desafio são Mário Pedro e João Santos, cujo Mazda Proto terá nº 548 nas portas.

Prevê-se, por isso, uma árdua batalha por terras do interior alentejano, não só pela vitória nesta 3ª prova do Desafio Total/Mazda 2018, como também pelo melhor lugar em termos de geral, já que invariavelmente alguns Mazda Proto têm surgido no top-5 de algumas provas do Nacional de TT, por vezes até conseguindo discutir a vitória, passando, por isso, pela liderança. Fruto do tempo maioritariamente seco que tem assolado a região, prevê-se uma prova dura, física e em termos mecânicos, pelo que quem melhor souber gerir a corrida irá garantir os 25 pontos correspondentes à vitória.

A Baja TT Capital dos Vinhos de Portugal em resumo
Organizada pelos conceituados profissionais da Sociedade Artística Reguenguense, a Baja TT Reguengos de Monsaraz/Capital dos Vinhos de Portugal é, simultaneamente, a terceira prova do Desafio Total Mazda 2018 e do Nacional de TT. Tem o seu centro nevrálgico naquela localidade alentejana e compõe-se de 2 Etapas (3 Secções), num total de 381,48 km. A 1ª Secção inclui o Prólogo de 8,28 km, e as restantes duas integram um Sector Selectivo (SS) cronometrado comum, com 142 km de extensão.

Com as Assistências concentradas no Parque de Feiras e Exposições de Reguengos de Monsaraz, será também daqui que, a partir das 22h30 de Sexta-feira (25 Maio) será feito o Cerimonial de Partida. Na manhã do dia seguinte (Sábado) tem início a parte competitiva desta Baja TT, rumando os concorrentes ao Prólogo, troço a disputar pelo primeiro concorrente na estrada a partir das 10h30. Segue-se, a partir das 15h30, a primeira passagem pelo SS, percurso que se repete no Domingo, a partir das 11h00. O final da prova far-se-á no Pódio montado na Praça da Liberdade, com a respectiva entrega de prémios que está agendada para as 16h00.